Uma das ferramentas mais importantes para a gestão são os feedback, mas, contraditoriamente à sua importância, poucas pessoas conhecem as técnicas necessárias para preparar e dar um bom feedback.
É isso mesmo, um bom feedback tem que ser preparado antes de ser dado, não existe a história de dar um feedback sem uma preparação prévia, mesmo que essa preparação seja feita de forma informal e rapidamente na mente da pessoa.
Contudo, recomendo que você adote essa prática de fazer a preparação mentalmente e rapidamente, apenas depois de dominar muito bem a técnica formal e estruturada o feedback.
Como devemos, portanto, dar um feedback?
Em primeiro lugar, o feedback sempre deve ser focado no positivismo, devemos eliminar o “más” da nossa frase e do feedback.
O que devemos evitar: “você foi muito bem na apresentação, mas, teve um momento em que você ficou inseguro”.
A segunda regra de ouro do feedback é que ele deve ser baseado em fatos observados, devem ser trazidos exemplos práticos do que foi observado. Não existe feedback baseado em “achismos”.
No mesmo exemplo acima: “quando você foi falar sobre as condições comerciais, notei que sua voz ficou mais trêmula.”
Terceira regra: o feedback deve ser específico e sem julgamentos, ou seja, mais uma vez específicos e com exemplos práticos e sem sentenciar a pessoa.
No nosso exemplo adotado: “Quando sua voz fica trêmula passa um tom de insegurança ao interlocutor”. Repare que não houve julgamento aqui, apenas fatos.
Quarta regra de ouro, o feedback deve sempre se focar em fatos ou acontecimentos e não na pessoa.
Seguindo no exemplo: “quando a nossa voz fica trêmula, aparentamos insegurança”. Note que em momento algum eu disse, “você é uma pessoa insegura”, até porque nunca ninguém e alguma coisa 100% do tempo, podemos sim em algum momento nos sentirmos inseguros, contudo, em outros nos sentimos seguros.
Por fim, a quinta regra, é que o feedback deve ser focado na discussão da solução para o que foi notado, apontado e exemplificado.
“Quem sabe deveríamos fazer algumas simulações durante as nossas reuniões de vendas para que você pratique mais e se sinta mais seguro na próxima vez que se deparar com essa situação”.
Como comentado acima, antes de adotar essa fórmula do feedback de forma mental e automática, recomendo que você a faça de forma estruturada e “no papel” para que adquira a habilidade e o costume de fazê-lo, a partir daí, se a situação “pedir”, você pode a passar a fazer de forma mais automática e mental apenas.
Um forte abraço,
Flavio Nusbaum
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