Como já falamos anteriormente existem duas formas de liderar uma equipe, seja pela autoridade ou pelo exemplo. Sendo que de fato apenas a 2a opção é sustentável no longo prazo.
Portanto, acredito que no final do dia, a única forma de liderar uma equipe é através do exemplo.
Para tal o líder, que não necessariamente é o chefe, tem que tomar a iniciativa de junto com a equipe “pegar o touro pelo chifre” e fazer o que tem que ser feito.
Seja incentivando os componentes da equipe, seja fazendo ou mostrando como fazer, seja apoiando ativamente as pessoas nos desafios.
O papel do líder pelo exemplo é de entender as necessidades individuais de cada componente da equipe e ajudar a cada uma delas nessas necessidades. Ou seja, o líder na verdade, é quem serve ao membro da equipe, e não o contrário.
Cabe a mim como líder entregar as condições (apoio, ajuda, mentoria, recursos, etc) adequadas para os membros da equipe.
Essa mudança de mentalidade no líder é fundamental e muito difícil, pois fomos educados a nós como liderados suprimos as necessidades dos nossos líderes, e nessa perspectiva temos que inverter a nossa mentalidade natural.
Quando você conseguir mudar a sua mentalidade e de fato passar a ser o provedor das necessidades da sua equipe, pode ter certeza que terá um time que estará disposto a dar o sangue, suor e lágrimas pelo líder e pelo projeto proposto à equipe.
Comentários
Deixe sua Mensagem